A peça A lição, da Cia Teatral Nossa Senhora dos Conflitos, estreia nesta sexta (31/10) em Pirenópolis

A Companhia Teatral Nossa Senhora dos Conflitos estreia, em Pirenópolis, a peça A Lição, dirigida por Sandro di Lima. Serão duas apresentações, uma na sexta-feira (31/10) no Teatro Sebastião Pompeu de Pina, às 20h30, e outra no sábado (01/11), às 19h, no Ponto de Cultura Coepi (Rua do Carmo s/n, ao lado do campo de futebol, no Alto do Carmo). Depois de cada apresentação, o grupo propõe um debate com o público e oferece ainda uma oficina de criação teatral no sábado, das 14h às 16h, na Coepi. A entrada é franca, com apoio do Fundo Estadual de Arte e Cultura de Goiás.

Sinopse

Um professor aposentado particular recebe uma nova aluna que precisa se preparar para uma prova de doutorado. Durante o espetáculo, num diálogo tragicômico, o professor especialista em tudo se mostra superficial e autoritário. A aluna, jovem e inocente, apenas assimila o que lhe é passado, sem questionamentos. 
 
Ambos os personagens são arquétipos de figuras reais, tão presentes desde escolas primárias a grandes academias: o professor falso erudito e a aluna completamente alheia. O texto, escrito pelo romeno radicado na França Eugène Ionesco (1909-1994), faz uma analogia simbólica do ensino vigente e é uma das obras emblemáticas do Teatro do Absurdo.
 
O espetáculo conta ainda com uma terceira figura: a governanta, que representa a rígida estrutura escolar, com toda crueldade e presunção acadêmica. Um final inesperado sela a crítica a qual o espetáculo se propõe. O público pode esperar uma apresentação densa e trabalhada, pautada pela ousadia e crítica ácida, mas sem deixar a comédia de lado.
 
 
O grupo

A Cia Nossa Senhora dos Conflitos é formada pelos atores Fabíola Villela, Mauri de Castro e Sanântana Vicencio, e pelo diretor Sandro di Lima.
 
 

Deixe seu comentário!