Acontece em Pirenópolis ação do projeto Por Acaso – Tardes de Improviso

Depois de percorrer 10 cidades, totalizando 14 apresentações, será realizada, em Pirenópolis, neste domingo, dia 29/10, a última aparesentação pelo “AliLá – projeto de circulação da intervenção POR ACASO_tardes de improviso”.  Será uma grande celebração aberta ao público, na Praça do Coreto, numa tarde de encontros, músicas e danças. As pessoas podem chegar para dançar, performar, tocar seus instrumentos e interagir artisticamente.

Sobre a ação:

POR ACASO_tardes de improviso

Ação artística de improviso de danças e músicas. Intervenção aberta, democrática e seriamente celebrativa. Um brinquedo urbano que caminha entre o popular e o contemporâneo. Um ponto de encontro inventivo da vida onde todos podem tocar e dançar, vivenciando o estar artista e não necessariamente ser. Esse encontro é chamado de, por acaso, tardes de improviso.

Estreou em 2012, em Goiânia/GO, com o objetivo de ocupar a cidade com arte- festa. Uma intervenção urbana e mundana realizada e provocada pelo ¿por quá? grupo de dança e o grupo musical Vida Seca. Ambos desenvolvem pesquisas estéticas voltadas para a democratização do fazer e viver artísticos. O ¿por quá? optou por seguir um caminho próprio com uma dança de linguagem simples, transitando entre o POPular e o contemporâneo. Seu nome é um questionamento lúdico e transgressor sobre a arte, gerando uma dança insurgente e curiosa.

Com foco na democratização da experimentação artística e na busca de uma autonomia celebrativa da dança, o grupo foi criado em 2000 e tem atuação na cena sócio-político- cultural mais ampla. Já o Vida Seca, que teve seu início em 2004, realiza pesquisas sonoras com materiais reutilizados construindo instrumentos musicais que são a base para a criação de um repertório autoral. A música do grupo transita entre influências da cultura popular brasileira e de diversos países (música indiana, árabe, africana, caribenha), assim como da música experimental. Além do foco na música o grupo aborda em seus trabalhos, principalmente em oficinas, a questão do consumo e seus desdobramentos no meio ambiente e na sociedade.

Juntos, trazem para Pirenópolis a intervenção do POR ACASO_tardes de improviso como parte do projeto de circulação POR ACASO_AliLá, que por meio do fomento do Fundo de Arte e Cultura do Estado de Goiás, já passou por municípios goianos além de Taquaruçu (TO), Porto Alegre (RS), Argentina e Uruguai.

Deixe seu comentário!