Construções Históricas e Museus

Ponte sobre o Rio das Almas: Uma das primeiras construções da cidade, conecta o centro da cidade com o bairro do Carmo. No século 18, parte da ponte foi destruída depois de uma enorme enchente, que terminou deixando o povoado conhecido como Meia Ponte e inspirou o primeiro nome oficial da vila – Nossa Senhora do Rosário de Meia Ponte.

Cadeia e Antiga Prefeitura: Construída entre 1916 e 1919, perto da Igreja Matriz, foi demolida no mesmo ano. O prédio hoje localizado em frente a ponte sobre o Rio das Almas é uma réplica do anterior, que tinha a cadeia pública no segundo andar e a Prefeitura no primeiro. Atualmente abriga a Secretaria de Cultura e o Museu do Divino.

Teatro de Pirenópolis: Foi erguido em 1899, graças à iniciativa de Sebastião Pompeu de Pina. Localizado ao lado da Igreja Matriz, até hoje abre suas portas aos visitantes com espetáculos de dança, teatro e música.

Cine Pireneus: Concebido pelo Padre Santiago Uchoa, foi construído no estilo neo-clássico em 1929 para ser uma casa de espetáculos. Alguns anos mais tarde, 1936, foi transformado em cinema e sua fachada foi renovada, para seguir o estilo Art-Deco da época.

Museu das Cavalhadas: museu privado que conta a história das Cavalhadas, a festa mais tradicional da cidade, através de fotos, jornais, roupas e ornamentos.

Museu de Arte Sacra: formado recentemente com o acervo de arte sacra da cidade, está localizado dentro da Igreja Nossa Senhora do Carmo, construída em 1750.

Deixe seu comentário!