“Fast-food” Goiano

Empadão: Fast-Food Goiano

Cada cidade tem sua peculiaridade. Em Piri, além do cenário melancólico das casas coloniais, as ruas de pedra e as belezas naturais, a cidade oferece a gastronomia goiana e seus sabores especiais. Não tem como passar por aqui sem provar, ou pelo menos conhecer, ingredientes como a gueiroba, o pequi, o baru e algumas receitas famosas como a farofa de pilão, o biscoito de queijo, o arroz com pequi e o “fast-food goiano” – o Empadão.

Nada mais é que uma torta salgada típica do estado de Goiás, com vários recheios. Porém, a receita mais tradicional é com frango, lombo ou pernil de porco e linguiça (a ideia era aproveitar todos os restinhos de carnes), queijo de minas, azeitonas, palmito ou gueroba e um molho à base de tomate. Existem muitas variações, com o acréscimo de milho verde, ovos, vários tipos de pimenta e legumes à gosto.

guariroba


Mas afinal o que é Gueroba, Guariroba, Catolé ou Palmito Amargoso?

A Gueroba, como é conhecida por aqui, é uma palmeira que gosta dos cerradões. Seu palmito amargo é muito apreciado na gastronomia goiana e pode ser encontrado nos restaurantes e mercados da cidade ou dentro dos empadões goianos. Os frutos também são comestíveis, consumidos in natura, mas não são comercializados. Precisa colher do pé!

Se você gosta de um toque amargo no prato, a Gueroba é pra você.

Deixe seu comentário!