IV PirenópolisDoc Festival de Documentário Brasileiro acontece de 04 a 09/SET no Cine Pireneus

De 04 a 09 de Setembro, a cidade de Pirenópolis recebe a quarta edição do Festival de Documentário Brasileiro. Serão exibidos filmes de curta e longa metragem de todas as regiões do Brasil, em mostras competitivas e especiais com entrada gratuita no Cine Pireneus.

Este ano, a homenageada é Helena Solberg, a única mulher integrante do Cinema Novo no Brasil. Helena, feminista, com oitenta anos de idade e mais de cinquenta de carreira, participante dos movimentos políticos pelos direitos das mulheres desde a década de 60, sempre trouxe em suas obras esta temática, com produções instigantes e ousadas.

A “Mostra Retrospectiva Helena Solberg”, de curadoria de Ceiça Ferreira, trará obras que foram raramente exibidas para o público brasileiro.

O Programa Primeiro Corte, além da tutoria, oferecerá também uma consultoria de mercado, pensada para guiar os cineastas sob as perspectivas da venda de documentários no Brasil, numa proposta de ampliar as possibilidades de difusão. O Programa receberá Marcelo Pedroso, natural de Recife, documentarista e Mestre em Cinema, que será o tutor deste ano, e Renée Castelo Branco, responsável pela faixa de documentários da Globo News, que fará a consultoria de mercado.

Todo ano o festival traz também, no intuito de contribuir com a formação e o debate acerca da produção cinematográfica, um curso gratuito de Cinema Documentário e Experimental. Nesta quarta edição, o cineasta Luís Henrique Leal levará aos participantes, a oportunidade de refletir sobre este gênero, suas especificidades na história do cinema e suas possibilidades de construção de sentido.

Dando continuidade ao trabalho que foi iniciado em 2017 com a Mostra Noutras Falas, quando o PirenópolisDoc exibiu filmes falados em língua portuguesa, de diferentes países, como Moçambique, Guiné Bissau e Portugal, este ano o festival busca extrapolar ainda mais as fronteiras geográficas e linguísticas com as Conexões Ibero-América: Constelação Guzmán. A mostra, de curadoria de Rafael de Almeida, exibirá filmes raros, muitos deles inéditos no Brasil, do cineasta chileno Patricio Guzmán, reconhecido e respeitado em todo o cenário mundial, como um dos maiores documentaristas vivos da atualidade.

Confira a programação completa do evento no link:

http://www.pirenopolisdoc.com.br/2018/programacao/

 

Deixe seu comentário!