Julho tem concertos de música clássica na cidade

Neste sábado(14/07) e domingo (15/07), o MovSinfo – Movimento Sinfônico e Coral Juvenil Brasileiro, juntamente com a Orquestra Metropolitana de Brasília e a Orquestra Juvenil Alberto Nepomuceno, apresentam dois concertos na cidade de Pirenópolis, sob a regência dos maestros José Carmelo Calabrese e Ricardo Sousa-Castro, com repertório da música de Bach, Handel, Mozart e Carl Orff.

O evento aberto ao público, com entrada franca, acontecerá às 19h30 no Cine Pireneus, no sábado, e às 11h da manhã, na Igreja Matriz, no domingo.

 

Saiba mais um pouco sobre os artistas:

Movimento Sinfônico e Coral Juvenil Brasileiro – MovSinfo
O MovSinfo é uma organização artística, cultural e musical que visa a criação e a manutenção de coros, orquestras e outros grupos, como bens imateriais da sociedade. Também promove uma ação social e solidária que já promoveu a transformação na vida de mais de 100 jovens do Distrito Federal, atendidos gratuitamente nos núcleos sociais. Desde sua fundação, em 2012, o MovSinfo já realizou importantes concertos, seminários e outros eventos dentro e fora do Brasil, crescendo em tamanho, qualidade, e chamando a atenção do público e da imprensa. Foi fundado pelo Maestro Ricardo Sousa-Castro, com o apoio do Maestro José Carmelo Calabrese (Venezuela), concretizando uma perfeita combinação entre o trabalho social e a realização artística.

Orquestra Metropolitana de Brasília
Formada pela união de todas as orquestras participantes do Movimento Sinfônico e Coral, foi fundada em 2012 pelos maestros Ricardo Sousa-Castro e José Carmelo Calabrese com o nome de Orquestra Acadêmica Brasiliense. Em 2014 recebe seu nome atual, reafirmando o propósito de atender a toda região metropolitana de Brasília, oferecendo música para todos e buscando chegar às comunidades onde à arte e a cultura ainda são inacessíveis.

Orquestra Juvenil Alberto Nepomuceno de Brasília
Foi fundada em 2014 pelo Maestro Ricardo Sousa-Castro com o objetivo de reunir os melhores alunos das orquestras participantes do MovSinfo. Neste grupo seleto, é dada a oportunidade de elevar o nível musical, técnico e artístico dos alunos, reconhecendo o mérito daqueles que mais se dedicam.

 

Maestro José Carmelo Calabrese

Diretor artístico da Banda Sinfônica 24 de Junho (Venezuela), regente associado da Orquestra Sinfônica de Carabobo e professor de regência na Universidad Arturo Michelena em Valencia (Venezuela), José Carmelo Calabrese também é Embaixador Musical da Venezuela no Movimento Sinfônico – MovSinfo. Iniciou seus estudos de regência com o maestro José Calabrese e é Mestre em Regência Orquestral sob a orientação do maestro Alfredo Rugeles pela Universidad Simón Bolívar de Caracas. Estudou viola com Joyce Medina e Olga Tkachenko e participou de masterclasses com Randolph Kelly e Joel Belgique. Já regeu a Orquestra Sinfônica de Carabobo, a Orquestra Filarmônica Nacional da Venezuela, a Orquestra Sinfônica Juvenil de Carabobo, a Orquestra Sinfónica do Conservatório de Música de Carabobo, a Orquestra Sinfônica de Mérida, o Ensamble Contemporâneo Simón Bolívar, a Orquesta JK de Brasilia e a Banda Sinfônica 24 de Junio.

Maestro Ricardo Sousa-Castro

Vencedor do concurso “Jovens Compositores” da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre em 2012, Ricardo Castro é Mestre em Regência Orquestral pela Universidad Simón Bolívar de Caracas, Venezuela, sob a orientação do maestro Alfredo Rugeles. Também é Bacharel em Regência pela Universidade de Brasília sob a orientação do maestro David Junker. Participou de masterclasses de regência orquestral na Itália, República Tcheca, Venezuela, Argentina e Brasil com maestros como Helmuth Rilling e Kirk Trevor. Também foi aluno do maestro Emílio de César, em 2009 e 2010. Regeu orquestras no Brasil e exterior, entre elas a Orquestra Sinfônica Rossini (Itália), Orquestra Sinfônica Estadual de Carabobo (Venezuela), Ensamble Contemporâneo Simón Bolívar (Venezuela), Orquestra de Câmara Municipal de Lanús (Argentina), Banda Sinfônica 24 de Junho (Venezuela), Orquestra Sinfônica do Festival Eleazar de Carvalho, Orquestra Sinfônica do CIVEBRA, Camerata Música Nova e a Camerata Clássica de Poços de Caldas. Também regeu as óperas “La Forza Del Destino”, “Orfeu e Eurídice”, “Dido e Enéas” e “Cena Musical”, de sua autoria. Fundou o Coro de Câmara de Brasília, o “Centro de Música Ricardo Castro” e em 2012 funda o Movimento Sinfônico e Coral – MovSinfo, regendo uma intensa agenda de concertos com as orquestras participantes do projeto.

 

Deixe seu comentário!