O que contam as igrejas da cidade?

No meio de tantos anos de histórias, gerações, dramas e conquistas, foram construídas as 3 principais igrejas da cidade:

Nossa Senhora do Rosário (Matriz): considerada a mais antiga do estado de Goiás, é o cartão postal da cidade. Construída por escravos entre 1728 e 1732, com recursos das atividades mineradoras da cidade, foi erguida em fundações de pedra e paredes de terra. Em 1830 teve que ser reerguida e se tornou Patrimônio Histórico em 1941. Pegou fogo em 2002, depois de um trágico acidente e foi totalmente restaurada em 2006.

Nosso Senhor do Bonfim: Construída entre 1750 e 1754, sob supervisão do sargento-major Antônio José dos Campos. A imagem do padroeiro foi trazida de Salvador em 1755, num comboio de 260 escravos e por isso sempre foi reconhecida como a igreja dos negros, que não frequentavam a mesma igreja dos patrões brancos.

Nossa Senhora do Carmo: Também construída por escravos em 1750 sob comando dos “proprietários” Luciano Nunes Teixeira e Antônio Rodrigues Frota. Como foi erguida pela tradicional família Frota, todos os membros da época estão enterrados na sacristia. Atualmente foi transformada em Museu de Arte Sacra.

Deixe seu comentário!