Orago Cia de Dança de Pirenópolis apresenta espetáculo Maríntimo neste sábado (26/11) no Cine Pireneus

A Orago Cia de Dança, grupo formado por jovens bailarinos de dança contemporânea de Pirenópolis, dirigido pela coreógrafa e bailarina Alessandra Rosa Valle, estreia seu novo espetáculo Maríntimo, neste sábado (26/11), às 20h, no Cine Pireneus, com entrada franca. Todas as pessoas atuantes na realização do evento são da cidade, fortalecendo a cadeia produtiva da arte e cultura local, por meio de ação independente, sem patrocínio, contando apenas com apoio da Libens Produção Cultural (produção e organização do evento), do Terreiro das Artes (sede do grupo), do Curta Piri (divulgação) e da Secretaria Municipal de Cultura (concessão do espaço para apresentação).

A Orago surgiu em 2013, com alunos dissidentes das oficinas de dança contemporânea ministradas pela professora Alessandra na rede pública de ensino pelo Ciranda da Arte em Pirenópolis. De lá pra cá, o grupo vem desenvolvendo um processo de formação técnica e criativa em dança, com um plano de trabalho regular que inclui aulas de balé clássico, dança contemporânea, pilates e yoga. Maríntimo é o terceiro trabalho cênico produzido pelo grupo, agora já mais maduro. Além disso, a Orago já produziu Abade, um vídeo-dança e intervenções em eventos realizados na cidade.

Maríntimo é um processo de criação ainda em andamento. A apresentação desta noite faz parte da primeira fase do trabalho, que é parte de uma proposta mais ampla de artes integradas chamada Os devaneios do água (envolvendo teatro, performance, cinema e fotografia). Maríntimo explora as dimensões oníricas de um imaginário sobre o que o filósofo francês Gaston Bachelard, referência da obra, chama de um estado oceânico de percepção da realidade. A trilha sonora contém sons do mar, de baleias, gaivotas e músicas gravadas debaixo da água. Nesse universo, circulam arquétipos do sagrado feminino, como pulgões de um movimento que se configura como o teatro de imagens de Becket.

A Orago é hoje a única companhia de dança de Pirenópolis, e talvez de todo o interior do estado de Goiás, que tem um projeto permanente de formação e produção dentro da estética contemporânea. Vale a pena conferir!

 

FICHA TÉCNICA

Alessandra Rosa Valle – bailarina e diretora artística da companhia

Serena de Pina – Bailarina

Bia Vieira – Bailarina

Juan Rosa – Bailarino

Produção: Libens

Iluminação, sonoplastia e cenário: Andros Anderson

 

Deixe seu comentário!